Pesquisa

domingo, 22 de agosto de 2010

Bioinformática

A computação aliada à biologia molecular.A bioinformática é a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos da física, biologia, química, informática, ciência da computação e matemática, a fim de processar os dados com softwares que consigam distinguir diferentes genes, antever a configuração das proteínas, encontrar o que consegue inibir a ação das enzimas e várias outras.

Apesar dos benefícios trazidos pela bioinformática por meio da facilitação do estudo dos genes, essa junção ainda encontra dificuldades na leitura de alguns genomas, pois existem genomas com 4 milhões de bases e as máquinas normalmente lêem 1000 bases por vez, fazendo com que o mesmo genoma não seja conhecido em sua totalidade.

Em 1953, Watson e Crick descobriram que o DNA é estruturado com dupla hélice. Essa descoberta serviu para conhecer que as informações genéticas existentes dentro do DNA poderiam ser armazenadas digitalmente, o que conseqüentemente necessitaria de uma reformulação nos computadores, pois os mesmos possuíam alfabeto binário e as informações genéticas precisariam de um alfabeto quaternário que fosse A, C, G e T. Em 1995, a bioinformática ganhou destaque no mundo científico.

A demora para o reconhecimento dessa nova técnica se deu por causa das dificuldades em ler as informações contidas nos genomas, pois as letras neles contidas eram muito pequenas fazendo com que o processo fosse retardado, até que uma eficiente lente de aumento que proporcionasse o aumento significativo dessas letras chegasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário